terça-feira, 31 de março de 2015

Afinal, sobre o que falam a Ilíada e a Odisseia?



Em sua Poética, Aristóteles elogia Homero pela unidade de ação de seus poemas. Homero não está interessando em contar toda a saga de Troia, desde o motivo primeiro, o julgamento de Páris, até a tomada da cidade e seus desdobramentos. Antes, cada poema escolhe um único evento a narrar. Vejamos, então, de que trata cada um dos poemas:

A Ilíada: o poema bélico de Homero canta a ira de Aquiles; ele trata da briga entre Aquiles, melhor guerreiro grego, e Agamêmnon, chefe das tropas, e suas consequências funestas para os aqueus. São narrados no poema cerca de dois meses do nono ano da guerra.


A Odisseia: trata-se de um poema de retorno, que canta a volta para a casa, finda a guerra, de Odisseu, um dos principais guerreiros gregos. Ele demora dez anos para conseguir chegar à sua terra natal, Ítaca. Quando ele finalmente chega a Ítaca, contudo, o retorno ainda não está concluído: ele precisa reinstaurar a ordem em sua própria casa, que foi tomada pelos cento e oito pretendentes de sua mulher, Penélope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário